Considerada a maior obra da história de São José, a Avenida Beira-mar de Barreiros começa a sair do papel. O projeto oficial foi apresentado esta semana para mais de 100 empresários e lideranças da região na sede da Aemflo e CDL de São José. A estimativa é de que até março de 2024 todas as licenças sejam liberadas e as obras concluídas em até quatro anos.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila, acompanhado do vice-prefeito Michel Schlemper, o presidente da Aemflo e CDL de São José, Gilberto Rech, secretários municipais e vereadores josefenses receberam o projeto oficial das mãos do proprietário e engenheiro da Prosul, Wilfredo Brillinger. No total, a futura avenida terá uma extensão de 8,250 km estabelecendo a ligação entre a avenida Beira-Mar Continental de Florianópolis e a rodovia BR-101. A parte que cabe a São José terá a extensão de 3,750 quilômetros, compreendendo a implantação da via, no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a rodovia BR-101, no Rio Três Henriques, no bairro Barreiros, em São José.
Esta obra é uma antiga reivindicação dos empresários e é esperada há quase 40 anos pela entidade, de acordo com o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech. “A mobilidade da nossa região depende desta obra”, enfatizou o empresário. A obra é considerada prioritária, visando aprimorar a mobilidade urbana e oferecer espaços de convivência para a população de São José e o desenvolvimento econômico e social da região. “Precisamos de obras importantes como essa para dar vazão ao crescimento da nossa região. São mais de 1,5 milhão de pessoas circulando diariamente”, complementou o presidente do Conselho Deliberativo da Aemflo e CDL de São José, João Moacir Will.
O projeto prevê pistas de rolamento, passeios, 8 quilômetros de ciclovias, área de lazer e bolsões de estacionamentos e está planejada para atender ao crescimento de tráfego na região. “O estudo prevê que, em 2026, serão mais de 32,2 mil veículos por dia. Já em 2035, serão mais de 37,2 mil veículos na região”, afirmou o engenheiro do Prosul, Robson Sebastiany, empresa responsável pelo projeto. Pelo projeto, na Avenida Beira-Mar de Barreiros haverá uma área de lazer de 28 mil m² e outras pequenas áreas de convivência ao longo da via; edificação com cinco salas multiuso (40 m² cada) destinadas ao ensino de educação ambiental, informática, culinária, artesanato, dança, dentre outros, sala de 200 m² para reuniões, festividades e comemorações. Estão planejados também uma concha acústica de 150 m² para apresentações, espaço cultural, área de lazer e academia para 3ª idade, além de pista de skate, quiosques e equipamentos.
Atenção às questões ambientais
Um dos problemas relatados pela Prosul é a questão do solo na região. “O solo precisa ser bem tratado para não haver rompimentos”. O estudo hidrodinâmico também foi realizado levando em consideração inundações, cheias, marés. Está prevista uma grande rede de drenagem e 2 milhões de metros cúbicos para a terraplanagem.
O projeto foi iniciado em 2021, com estudos de impacto ambiental, entrevistas de impacto socioeconômico e estrutural na região que será afetada. “O estudo levou mais de um ano para ser elaborado e tem mais de 1 mil páginas. É um estudo bem elaborado. Foram realizadas entrevistas com moradores, estudos considerando condições meteorológicas, geologia, geomorfologia e pedalogia (estudo do solo em seu ambiente natural), recursos hídricos superficiais e subterrâneos”, explicou Kalinka Laitano, oceanógrafa e engenheira ambiental da Prosul. Segundo ela, também foram realizadas pesquisas sobre a qualidade do ar, qualidade de água, ruídos, ruídos subaquáticos e vibrações, além dos estudos da fauna e da flora. De acordo com a empresa, durante todo o período das obras, haverá programas ambientais na região, com monitoramento da fauna e da flora, além de compensações ambientais necessárias.
Financiamento autorizado
A obra está orçada em R$ 509 milhões, sendo R$ 244 milhões de São José e R$ 265 milhões de Florianópolis. A Câmara de Vereadores aprovou no mês passado e o prefeito sancionou na semana passada o projeto autorizativo para que o Executivo possa contratar a operação de crédito Internacional junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com a garantia da União, para construção da obra.
“Não se trata de projeto simples. Desde as licenças ambientais, estamos falando de um projeto com muitas etapas, de um trabalho que exige muita competência. É a maior obra da história de São José, que vai mudar a vida de muita gente e que contou com apoio dos nossos vereadores”, destacou o presidente da Câmara, vereador Matson Cé, na sessão de entrega da lei autorizativa.
A próxima etapa é submeter o financiamento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A estimativa é de que essa análise ocorra em aproximadamente 45 dias. Considerado um marco de referência, este será o primeiro empréstimo na esfera internacional para São José.
Audiências públicas
A prefeitura de São José planeja realizar mais duas apresentações do projeto para população de Barreiros, em datas ainda a serem agendadas. O Instituto do Meio Ambiente (IMA), que está analisando os projetos de impacto ambiental antes de liberar a Licencia Ambiental Prévia (LAP) também promoverá duas audiências públicas. O IMA está analisando os projetos em conjunto das obras que serão realizadas por Florianópolis e as de São José.
Fotos: Comunicação PMSJ