• Home
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Lazer
  • Negócios
  • Eventos
  • Destaques
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Lazer
  • Negócios
  • Eventos
  • Destaques
Sem resultados
Ver todos os resultados
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cervejaria testa projeto de ‘carrinho acessível’ para deficientes visuais no Kobrasol

Experimento tecnológico da SKOL está sendo realizado no Fort Atacadista do Kobrasol até o dia 28 de maio.

Freguesia Cult por Freguesia Cult
24 de maio de 2019
em Destaques
0
Cervejaria testa projeto de ‘carrinho acessível’ para deficientes visuais no Kobrasol
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

A SKOL iniciou esta semana a fase de testes do carrinho acessível para supermercado que vai guiar pessoas com deficiência visual a fazerem suas compras. O experimento está sendo realizado na cidade de São José, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, especificamente no Fort Atacadista do Kobrasol, na marginal da BR-101. Na entrada da loja, os atendentes devem direcionar o usuário para o teste, que segue até o dia 28 de maio.

Em desenvolvimento há pelo menos um ano e meio, o projeto é realizado em parceria com deficientes visuais ligados à ACIC (Associação Catarinense de Integração ao Cego), além da D2G Tecnologia, de Porto Alegre (RS). O objetivo dos testes é evoluir a ferramenta e realizar melhorias a partir das contribuições voluntárias.

Existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país, e a SKOL acredita que ir ao supermercado e comprar uma cerveja deveria ser uma experiência acessível para todos. O projeto busca proporcionar mais autonomia aos cegos e pessoas com baixa visão.

Tecnologia

O mercado dos testes foi todo mapeado previamente pela empresa de tecnologia e conta com vários QR Codes no teto, que se conectam com o carrinho por meio de Wi-Fi quando ele dá a partida. Diego Trindade e Grégory Gusberti, diretores da D2G, explicam que o robô tem uma plataforma própria e que pode se adaptar às necessidades dos usuários à medida que os testes forem acontecendo. O carrinho também conta com sensores que ajudam o usuário a interpretar obstáculos dinâmicos, como gôndolas extras, lixeiras ou pessoas.

Por meio de uma barra sensível ao toque, o deficiente visual posiciona as mãos autorizando o carrinho a andar, e, com um fone de ouvido e microfone, segue as instruções da inteligência artificial. Até o momento, 19 produtos foram cadastrados. Ao chegar na gôndola solicitada, há uma escrita em braile que facilita a confirmação do deficiente visual. Ao fim das compras, o carrinho se dirige automaticamente para o caixa preferencial de acessibilidade. Gregory Krohling, 31, foi uma das pessoas com deficiência visual que testou o projeto. “Essa ação é muito importante, pois torna possível a experiência da gente fazer uma compra sozinho. Me trouxe uma segurança muito grande de andar com o carrinho pelo mercado”, afirma.

Trindade explica que sem o suporte da Cervejaria Ambev, projetos como esses dificilmente sairiam de uma sala de universidade ou ganhariam a proporção que podem alcançar. Além disso, a partir deste carrinho acessível diversas outras ferramentas que auxiliam o cego poderão surgir. “Para a gente, uma coisa só é muito boa quando pode ser aproveitada por todos, e, para fazer compra não seria diferente. Mais uma vez, a SKOL está abrindo a roda da inclusão trazendo uma discussão importante para o jogo como a marca inovadora e democrática que é, se propondo a entender quais são as dificuldades e tentando melhorar essa experiência”, afirma Giuliana Tosi, gerente de marca da SKOL no Sul do Brasil.

Tags: deficiência visualtecnologia
Artigo Anterior

Mega Liquidação: a maior queima de estoque de São José acontece em junho

Próximo Artigo

Shopping Continente recebe feiras de orgânicos e de adoção de animais

Próximo Artigo
Shopping Continente recebe feiras de orgânicos e de adoção de animais

Shopping Continente recebe feiras de orgânicos e de adoção de animais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


A Revista Freguesia valoriza as pessoas, a produção e as iniciativas locais. Participe!

Sugestões de pautas: jornalismo@revistafreguesia.com.br

Sugestões de eventos:
agenda@revistafreguesia.com.br

Publicidade:
contato@revistafreguesia.com.br

Santa Editora
(48) 3012.5892 (WhatsApp)

© 2018 - 2025 | A revista Freguesia CULT é uma publicação da Santa Editora | Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Lazer
  • Negócios
  • Eventos
  • Destaques

© 2018 - 2025 | A revista Freguesia CULT é uma publicação da Santa Editora | Todos os direitos reservados.

X
X