Num passado não tão distante, o mar e sua vista paradisíaca não eram prioridades para os moradores desta casa, nos altos do Centro Histórico de São José (SC). Porém, ao ser contratada para promover uma renovação na área social da residência, a designer de interiores Alessandra Casagrande não teve dúvidas: sugeriu que as pequenas janelas existentes dessem lugar a enormes rasgos de vidro para permitir o visual do mar.
Os 107 metros quadrados ganharam ainda mais amplitude a partir da demolição de parte das paredes planejada pela equipe do escritório. As janelas existentes foram substituídas por amplos planos de vidro em esquadrias de PVC, material que proporciona maior isolamento térmico e acústico, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica, associado à abundante luz natural que agora passa a incidir na área social. “Todo o projeto foi audacioso, desde o layout até a escolha do mobiliário. Porém, a integração do interior com o exterior é um dos grandes destaques”, avalia Alessandra.
Outra especificação feita em prol da sustentabilidade foi o material vinílico aplicado como forro. “É um produto 15 vezes mais leve do que o gesso ou a madeira, por exemplo”, comenta a designer de interiores, acrescentando que a instalação não gera resíduos, pois o material dispensa lixamento e, também, a aplicação de verniz, colas ou outros materiais. Na mesma linha sustentável, Alessandra fez questão de aproveitar uma peça de madeira pertencente aos moradores na execução da bancada do lavabo.
Integrada, a cozinha ganhou status de área social. Ela recebeu uma ilha em formato U que compreende a churrasqueira, uma coluna de fornos e uma grande bancada para fazer pães, pedido indispensável dos moradores. De um lado, a bancada para banquetas e, do outro, uma mesa para cadeiras, unindo toda a estrutura. Para disfarçar a entrada da despensa, ela projetou uma cristaleira e um painel de MDF vazado. E a família fez questão de manter o fogão à lenha ao lado da churrasqueira para os momentos de confraternização ou de preparos das receitas com gostinho de infância.
Fotos: Fernando Willadino / Divulgação