Após o sucesso do retorno do concurso presencial em 2022, o Comida di Buteco volta à Grande Florianópolis de 7 a 30 de abril, para reforçar a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco!
No circuito de Florianópolis, 26 bares da região participam do concurso: Ambar, Ara Beach Bar, Aukanaii, Bar do Cris, Bar do Noel, Bar e Restaurante Tarrafada, Beer Praia, Boteco da Ilha, Boteco Itacorubi, Boteco O Mané, Botequim das Flores, Centro Social da Cerveja, Choperia Dazumbanho, Deck6, Dona Jovem Bar, Gaúchos na Barra, Morro das Pedras Bar e Restaurante, Nacanoa Oyster Bar, Puerto Escondido Kioske Mexicano, Sabores da Lagoa, Santo di Casa, Sufoco’s Bar, Tonho Boteco, e Zeca Bar e Restaurante, todos na capital; Capitão Gaivota, no bairro Serraria, e Camarão Manezinho, no bairro Barreiros, em São José; e Bendito Boteco, em Palhoça.
O tema da edição de 2023 é “Ervas e Especiarias“, que remonta aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade.
O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Em sua sexta edição na Grande Florianópolis, com bares participantes da capital, São José e Palhoça, o concurso também está presente pela primeira vez em Joinville e Blumenau, além das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.


Concurso nacional
O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.
Como participar
De 7 a 30 de abril, consulte a lista de participantes aqui nesta matéria ou pelo site comidadibuteco.com.br. No local, peça pelo prato/petisco participante e vote, registrando nota de 1 a 10 para 4 quesitos: petiscos, higiene, atendimento e temperatura da bebida.
Deposite seu voto na urna disponível no próprio restaurante. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial.
Desenvolvimento sócio-econômico e transformação de vidas
Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o concurso gera resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico. Com a missão – “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas de performance sendo mais de nove milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos; 900 mil votos, 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 10 milhões de alcance nas redes sociais; nove milhões de pageviews no site; mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do ecossistema; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de oito mil empregos gerados.
Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do concurso. O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco. Confira os principais parceiros desta edição: Eisenbahn, Frontera, Santander: Empreendedorismo e Gastronomia, Getnet, Mc Cain, Chandon, Gordon’s, Sympla e Piraquê Comida di Buteco.