Seguindo as determinações e orientações feitas pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, dia 13, para evitar o avanço da transmissão do coronavírus no país, diversas cidades brasileiras estão adotando medidas preventivas, mesmo aquelas que não registram casos.
É o caso do município de São José, na Grande Florianópolis, que emitiu nota oficial estabelecendo medidas preventivas. Elas são referentes à realização de eventos e a condutas específicas de idosos e doentes crônicos, populações consideradas mais vulneráveis. A prefeitura de Florianópolis também anunciou medidas semelhantes nesta sexta-feira.
Todos os eventos de massa, grandes eventos e atividades em locais com aglomeração devem ser cancelados ou adiados se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que sejam feitos sem público. Sendo assim, eventos como Bairro em Movimento, a Procissão do Senhor dos Passos e o Campeonato de Xadrez, programados para este fim de semana, também estão cancelados.
Outra decisão tomada pela prefeitura de São José foi a disponibilização, nos próximos dias, de uma central de triagem 12 horas. Ela poderá ser ampliada para 24 horas conforme a necessidade, para atender pacientes com suspeitas de contágio. O local definido foi o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na avenida Beiramar. Os atendimentos serão iniciados a partir da próxima semana, com data a definir. Quando a Central estiver em funcionamento, todos os pacientes com sintomas da Covid-19 ou de outras doenças respiratórias deverão ser atendidos nessa unidade para evitar o contágio de outras pessoas. O cidadão que buscar atendimento nas Unidades de Saúde receberá uma máscara, será orientado e encaminhado à Central.
São tidos como caso suspeito pessoas que apresentem os sintomas de tosse, febre acima de 37,8, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dificuldade para respirar, cansaço, dores musculares e que viajaram recentemente ou tiveram contato com alguém que viajou.
Os dados atuais da situação do coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina, são 77 casos suspeitos, 34 casos descartados e três casos confirmados, sendo dois em Florianópolis e um em Joinville (até 16h do dia 13 de março de 2020). No Brasil, são 98 casos confirmados até agora.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia do coronavírus no último dia 11.
Confira a nota oficial na íntegra:
NOTA OFICIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ
Em função das determinações do Ministério da Saúde feitas nesta sexta-feira (13) em decorrência da pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu algumas medidas preventivas para o Município de São José:
– Eventos de massa e grandes eventos: governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas. Os organizadores ou responsáveis devem cancelar ou adiar se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que seja feito sem público.
– Idosos e doentes crônicos: recomenda-se a restrição de contato social – viagens, cinema, shoppings, shows e locais com aglomeração nas cidades com transmissão local ou comunitária e vacinar-se contra Influenza
– Eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de pessoas: governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros. Os organizadores ou responsáveis devem cancelar ou adiar se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que seja feito sem público.