A startup Tecpet, de São José, está entre as 26 empresas que passaram pelos três rounds do Arena CELTA – iniciativa de empreendedorismo e inovação do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA). Promovida pela Fundação CERTI com o patrocínio do Sebrae, a iniciativa tem abrangência nacional e promover uma nova geração de startups de sucesso. As finalistas apresentarão seus projetos para potenciais clientes e investidores no último encontro da edição, que ocorre nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 13h30 horas, no auditório do Sebrae da SC-401, em Florianópolis.
Esta edição recebeu 148 inscrições, com representantes de 49 cidades de 15 estados. Foram selecionadas 50 empresas e, a cada round, somente parte delas seguia adiante. Aqueles que concluírem todo o processo serão convidados para fazerem parte da Incubadora CELTA, idealizada e criada em 1986 pela Fundação CERTI, que acumula expertise em mecanismos que incentivam o empreendedorismo. “Todos que concluíram esse processo são vencedores. Aprenderam, se aprimoraram e chegam agora ao mercado ainda mais qualificados e preparados”, avalia o superintendente geral da Fundação CERTI, Erich Muschellack.
Ao longo de seis semanas, as empresas selecionadas participaram de rodadas que envolveram muito aprendizado, treinamento, mentorias individuais e coletivas, além de networking. No primeiro round, com tema “validação do problema e do produto”, o objetivo foi garantir que os empreendedores tenham acesso a técnicas e ferramentas para identificar o que os seus potenciais clientes querem fazer e não estão conseguindo. No segundo, o tema foi “acesso ao mercado”, com workshops sobre validação de mercado e modelo de negócios e ferramentas, estruturação de CRM e canais de venda. No terceiro, as empresas participaram de workshops e mentorias sobre capital e captação de investimentos.
Além de todo o aprendizado, as empresas que concluíram o ciclo completo agora têm a oportunidade de fazer parte do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA). Reconhecida como melhor incubadora do Brasil e acompanhando os novos movimentos do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, o CELTA atua no Parque Tecnológico Alfa e no Sapiens Parque, proporcionando o ambiente propício para aproximação e networking entre startups e grandes empresas para a promoção da inovação corporativa e a geração de negócios. Das empresas que entraram no CELTA, 96% estão no mercado, destaca o diretor executivo do CELTA, Tony Chierighini. Hoje o CELTA conta com 45 startups incubadas presencialmente e outras sete acolhidas em processo virtual.

Tecpet aposta em automações para lojistas e clínicas veterinárias
Plataforma da startup josefense é a única no mercado que entrega aos seus clientes robôs de atendimento e processos 100% construídos para o mercado Pet e que entendem as características dos animais (pets) e da empresa.
Atentos às principais demandas de lojistas da área pet e clínicas veterinárias, a startup catarinense Tecpet – formada e criada pelos sócios: Herbert Finger, Marcus Bunn, Pablo Zandoná e, além de contar com Kleiton Finger
e a Aceleradora Stars como investidores – criou uma plataforma de gestão de atendimento que usa inteligência artificial para possibilitar uma melhor experiência no atendimento e fidelizar os clientes. O sistema inovador faz a gestão de serviços, planos e pacotes das áreas de Banho e Tosa, Clínica, Hotel e Creche, considerando as diferenças dos Pets. Além disso, conta com o PetBot, um vendedor digital e exclusivo para o mercado pet.
A empresa iniciou as atividades em 2018, pivotando como uma solução simples. Durante seis meses, o foco foi a imersão dentro dos negócios estudando as necessidades, para somente depois começar o desenvolvimento técnico da solução. Em outubro de 2020, iniciaram a expansão comercial. De lá para cá, foram alcançadas 159 contas, mais de 900 mil agendamentos na plataforma, com um NPS (Net Promoter Score – métrica que mede a satisfação dos clientes) de 91%, o que mostra a aderência da Tecpet no mercado.
Saiba mais sobre a Tecpet na matéria Startup josefense aposta em automações para o mercado pet
Confira a relação de finalistas do Arena CELTA:
Alfymeta – Florianópolis (SC)
Alphabyte – Florianópolis (SC)
Altrum – Florianópolis (SC)
AMDA – Florianópolis (SC)
Anny Baas – Palhoça (SC)
Aura Academy. – Florianópolis (SC)
Beert – Timbó (SC)
Bioitz Pesquisa e Desenvolvimento Ltda – Florianópolis (SC)
Catena – São Paulo (SP)
Conecta Obras – Florianópolis (SC)
Culture Designer HR Solutions – Joinville (SC)
DvDtStartec – Ribeirão Preto (SP)
Estoque.Lá – São Paulo (SP)
Foodtest – Campinas (SP)
IBER Indústria Brasileira de Equipamentos para Resíduos – Siderópolis (SC)
Insidelab – Balneário Camboriú (SC)
ITRIB Inteligência Tributária LTDA – Florianópolis (SC)
Lysa – Camboriú (SC)
MOVEV – Porto Alegre (RS)
Nanobiocell Nanotecnologia – Joinville (SC)
Soul Healthcare Bank – Criciúma (SC)
Stift – Florianópolis (SC)
Tecpet – São José (SC)
TemLugar – Itajaí (SC)
Tríceras – Florianópolis (SC)
Vélos Educação – Florianópolis (SC)