O Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, atrás apenas de EUA e China. O setor registrou um crescimento de 16,4% em seu faturamento, alcançando a marca de R$ 60,2 bilhões no ano de 2022, comparado ao faturamento consolidado de R$ 51,7 bilhões em 2021, segundo dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB). A pandemia deu maior impulso ao setor que já estava em crescimento e fortaleceu a tendência de humanização dos animais, com ofertas de produtos premium, como rações especiais, além de serviços veterinários e de banho e tosa.
O aquecimento deste mercado também trouxe uma série de desafios aos empreendedores. Desde atender a todos com qualidade, mantendo a produtividade, e uma agenda cheia, mas sem perder o controle no atendimento e o bem-estar dos animais. Assim, as tarefas básicas, operacionais, do dia a dia tem consumido muito tempo do empresário e dos seus funcionários.
De olho nesse mercado, e atentos às principais demandas de lojistas da área pet e clínicas veterinárias, a startup catarinense Tecpet – formada e criada pelos sócios: Herbert Finger, Marcus Bunn, Pablo Zandoná e, além de contar com Kleiton Finger e a Aceleradora Stars como investidores – criou uma plataforma de gestão de
atendimento que usa inteligência artificial para possibilitar uma melhor experiência no atendimento e fidelizar os clientes.
Atuação no mercado
O sistema inovador faz a gestão de serviços, planos e pacotes das áreas de Banho e Tosa, Clínica, Hotel e Creche, considerando as diferenças dos Pets. Além disso, conta com o PetBot, um vendedor digital e exclusivo para o mercado pet. “A proposta da solução é ajudar o empresário automatizando tarefas básicas e aspectos do atendimento para gerar experiências diferenciadas e promover vendas.
Para isso, conta com a gestão inteligente dos serviços e da agenda, além de integração com o WhatsApp para utilizar automações que auxiliam na venda e fidelização dos clientes”, explica Herbert. Segundo ele, a plataforma é a única no mercado que entrega aos seus clientes um robô de atendimento 100% construído para o mercado Pet e que entende as características dos animais e da empresa. As soluções contemplam uma plataforma SAAS (Software as a Service, softwares e soluções de tecnologia por meio da internet), integrada ao WhatsApp, e utilizam RPAs (Robôs de automação de processos) e Chatbots para gerar estímulos e ações em clientes e funcionários. Esses estímulos geram novas entradas na plataforma para manter um círculo virtuoso.
A tecnologia envia de forma automática mensagens de confirmação, lembretes, ofertas, cobranças, agendamento, mensagem de aniversário, entre outros.
Para o proprietário da MyPetStyle, Alex Caetano Martins, a principal inovação tem surgido por meio do serviço automatizado de pós-venda, o Follow-Up. “Quando completa 15 dias que o cliente foi atendido, e eles recebem o lembrete, temos tido um retorno muito positivo. Mesmo que o cliente não venha na mesma semana, ele
já deixa pré-agendado a data de preferência”, explica Martins. A otimização do atendimento resultou em aumento de demanda: “Já tive que aumentar uma estação de trabalho, trocar o ar condicionado que não estava dando conta, além de remanejar a recepção. Esse mês foi uma correria só”, comemora.
Sobre a Tecpet
Localizada em São José, na Grande Florianópolis, a empresa iniciou as atividades em 2018, pivotando como uma solução simples. Durante seis meses, o foco foi a imersão dentro dos negócios estudando as necessidades, para somente depois começar o desenvolvimento técnico da solução. Em outubro de 2020, iniciaram a expansão
comercial. De lá para cá, foram alcançadas 159 contas, mais de 900 mil agendamentos na plataforma, com um NPS (Net Promoter Score – métrica que mede a satisfação dos clientes) de 91%, o que mostra a aderência da Tecpet no mercado.
A Tecpet foi finalista dos programas de inovação e empreendedorismo nacional, InovAtiva Brasil – maior programa de aceleração de startups da América Latina – e Capital Empreendedor. Além disso, participou também da última turma do programa de capacitação empreendedora Startup SC, promovido pelo SEBRAE de Santa Catarina. Está, atualmente, está entre as finalistas da Arena CELTA, programa de aceleração e empreendedorismo promovido pela Fundação CERTI com o patrocínio do SEBRAE.
São clientes Tecpet: A rede PetCamp com mais de 40 lojas; Alguns dos maiores hospitais veterinários de Santa Catarina e as maiores empresas de Florianópolis, Tubarão, Blumenau e Maringá. Citando como exemplo as empresas: Hospital Veterinário Florianópolis, Clínica Veterinária 3 Irmãos, Cao.com, Nature Pet Village e Petnautas.