Espaço de gastronomia e lazer, integrado à Beira-Mar de São José e ao Centro de Inovação da ACATE, o SpotMarkt São José será inaugurado neste sábado, dia 25 de novembro, a partir das 17h. O novo food hall da Dimas Construções conta com 20 operações confirmadas, dentre elas restaurantes, bares, hamburgueria, sorveteria e pizzaria, além de espaço kids. O food hall, com 1,5 mil metros quadrados, terá acesso pelas avenidas Presidente Kennedy e pela Beira-Mar.
Esta é a segunda unidade do SpotMarkt, da Dimas Construções. A primeira, localizada no Córrego Grande, em Florianópolis, inaugurou no início deste ano e já virou ponto de encontro dos moradores da região. O empreendimento de São José segue a inspiração da primeira unidade, com muito verde nas áreas externa e interna e um conceito industrial, com elementos menos formais e um destaque à iluminação do ambiente. O projeto arquitetônico leva assinatura do Studio Methafora, com interiores da VOND’arch Arquitetos Associados.
As operações confirmadas no SpotMarkt São José são Atitutes Confeitaria, Bar do Aurino, Burger Club, Damk Pizza, El-Kik Culinária Libanesa, Estação São José, Funky Drinks, Jiro Sushi, Las Lenas, Macarronada Italiana, Nachoman, Nicolini Gelato, Pão com bolinho, Pit Pork, Poke Flow, Pommitz, Portugaria, Riso Risoteria, Ruta 40 e Valley Wine Bar.
“Chegou a hora de voltarmos os olhos para o mar”
Para o CEO da Dimas Construções, Daniel Dimas, o SpotMarkt São José valoriza a cidade, deixando em evidência a paisagem até recentemente escondida pelas construções de costas para a baía. “Chegou a hora de voltarmos os olhos para o mar. São José é uma bela cidade e merece ações que potencializam suas belezas”, destaca. O terreno onde o empreendimento foi implantado sobre pertenceu à família Dimas, que testemunhou o desenvolvimento urbano daquela região e a reaproximação da cidade com o mar. “O Daniel conta que via o mar bater nos fundos do terreno. A beira-mar foi aterrada, mas o mar continuou sempre nos fundos dos empreendimentos. Por muitos anos, São José ficou de costas para o mar”, complementa Gabriel Freire, Diretor de Incorporação da Dimas Construções.

A construtora vem apostando alto na região, valorizando a “vista eterna” para o mar. “Essa qualidade visual é o que mais valoriza os projeto hoje”, reforça Gabriel. A Dimas foi a primeira construtora a oferecer esse privilégio em São José. Em 2017, inaugurou o D/Blue, na avenida Getúlio Vargas, primeiro empreendimento totalmente voltado para a beira-mar, com projeto arquitetônico, de interiores e paisagismo da Methafora. A inauguração do D/Blue aconteceu exatamente um ano depois da grande revitalização realizada sobre a área de aterro – executado em 2004 pela Prefeitura de São José.
Em breve, a Dimas vai lançar seu novo residencial à beira-mar, o D/Vert, já em construção no bairro Praia Comprida. Serão três torres, com projeto arquitetônico da Methafora e interiores da Desterro Arquitetos. “Entre o D/Blue e o D/Vert, não teve outro lançamento ‘olhando para o mar’ de São José”, enfatiza Gabriel. Contudo, o olhar dos empreendedores se estende toda a cidade e para as cidades vizinhas também, em diversas tipologias de projetos.
Em São José, Gabriel comenta sobre a carência por serviços e por opções de alimentação. Esta demanda começou a ser atendida por novos empreendimentos, como o K-Platz Markt, da WOA, inaugurado em 2020, e, agora, o SpotMarkt, da Dimas, que abre as portas ao público no próximo dia 25 de novembro. “Em São José, temos muito o olhar da cidade ’15 minutos’: como construimos facilidades para as pessoas conseguirem viver e trabalhar no entorno e poder sair para um lazer. Olhamos para muitos bairros com essa visão”, explica, referindo-se ao conceito de planejamento urbano que vem sendo difundido nos últimos anos na criação de centralidades urbanos em favor da mobilidade e da qualidade de vida, ou seja, proporcionar opções de moradia, trabalho, lazer, comércio, serviços e praças públicas a uma distância que possa ser percorrida em 15 minutos.
Com o radar ampliado, a Dimas mira também novas áreas em Florianópolis, especialmente o Campeche, o Córrego Grande e os bairros do Norte da Ilha. Na capital catarinense, a construtora contabiliza onze empreendimentos já entregues e quatro lançamentos — o Parque da Luz e o D/Yard, no Centro, o D/Nex e o D/Mys, no Estreito — sem contar o residencial que será erguido no terreno do antigo hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, ainda sem nome, apresentado nesta última edição da CASACOR Santa Catarina. Com projeto do arquiteto Nelson Teixeira Neto, interiores de Beatriz Zeglin e arquitetura paisagistíca da JA8 Arquitetura Viva, esse empreendimento tem entrega prevista para 2028.
Gabriel conta que a Dimas não pretende extrapolar as fronteiras da região. “Não vamos sair desbravando novos lugares enquanto ainda há muito o que fazer aqui. Floripa e São José têm demanda em todas as áreas”, pondera. E não se trata apenas de negócios, a empresa tem o objetivo de qualificar as cidades onde atua, a começar pelo investimento em arquitetura de qualidade. “Essa é outra forma de transformar a cidade. Sempre fazemos um mix de profissionais, entre arquitetos locais e profissionais de outros estados e até estrangeiros. São visões diferentes, vivências diferentes, compreensões de mundo diferentes. Nós aprendemos muito com essa troca e todos ganham: nossos clientes ganham e a cidade ganha”, diz Gabriel.
Rejeitando o título de “grife”, Gabriel pontua que tomam cuidado para “não subir no salto”. “Temos o nosso jeito de ser e de fazer. Gostamos do que fazer o acreditamos e fazemos com muita profundidade. Se estamos nos tornando uma grife, se isso virar referência, melhor ainda. A cidade melhora de novo, como um ciclo positivo. E é isso o que nós queremos”,afirma.